terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma Academia de Qualidade

"A Academia Sporting/Puma - Centro de Futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu os certificados ISO9001:2008, atribuído pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, e o 1.º Nível de Excelência – Committed to Excelence – da European Foundation for Quality Management, atribuído em Portugal pela Associação Portuguesa para a Qualidade. O centro de formação desportiva do Clube é a primeira organização desportiva nacional e europeia a receber esta distinção.

A certificação ISO9001:2008 foi obtida para todo o âmbito de actividade da Academia do Sporting, nomeadamente nos processos de recrutamento de jogadores, formação desportiva, acompanhamento médico-desportivo, formação pessoal e social e para os programas lúdico-desportivos.

O reconhecimento do 1.º Nível de Excelência – Committed to Excelence – do Modelo de Excelência, partiu de um processo de auto-avaliação interno, que veio a indicar os principais pontos fortes e as áreas de melhoria da Academia Sporting. A equipa de auto-avaliação seleccionou três áreas de melhoria para serem implementadas durante o ano de 2009: a definição e comunicação da missão, visão e valores da Academia, a certificação da Academia no Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001:2008 e a obtenção da percepção dos principais clientes (equipa A, famílias e atletas) e colaboradores sobre o trabalho desenvolvido pela Academia.

Na cerimónia realizada no auditório do Estádio José Alvalade, todas as entidades governamentais do desporto nacional se fizeram representar, bem como todo o staff técnico, logístico e administrativo da infra-estrutura verde e branca."

www.sporting.pt



A notícia acima referida é um motivo de orgulho para o Sporting. Trata-se da certificação formal daquilo que há muito é conhecido como o mais precioso bem do Clube, a sua Academia. Não trazendo benefícios reais no curto prazo, esta distinção poderá ser um passo efectivo para a valorização da Marca Sporting, um vector que não tem sido potenciado da forma ideal pelos responsáveis do Clube nos últimos anos e que é imprescindível para um crescimento sustentado do Sporting em todas as suas componentes.

Ao associar formalmente e de forma pública a Academia Sporting à Qualidade está a conseguir-se ainda mais reconhecimento internacional pelo excelente trabalho que é feito em Alcochete e a trazer projecção sobre a formação do Sporting, mantendo-a na vanguarda mundial do futebol.

É assim importante assinalar este acontecimento que vem valorizar a Marca Sporting aos olhos do Mundo, associando o Clube à Qualidade na formação, trazendo o reconhecimento merecido e a publicidade necessária a uma instituição que tem que retirar rendimento desportivo dos jogadores que forma mas também não pode descurar o rendimento financeiro que daí poderá advir.

Saudações Leoninas


Sem comentários:

Enviar um comentário