quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bem-Vindo a (corredores de) Alvalade, Carvalhal




Somos hoje acordados com relatos sobre discussões e agressões entre Sá Pinto, Director do Futebol do Sporting, e Liedson, um dos principais jogadores da equipa, O que se pode dizer sobre isto?

Vou começar por me abster de comentar a situação em si, que despoletou tudo isto, por não saber ao certo o que ocorreu. Não posso dizer que Liedson é o principal culpado como não posso dizer que o é Sá Pinto. Suponho que nunca saberemos exactamente o que aconteceu mas, em todo o caso, com as diferentes versões existentes não posso comenta-la devidamente.


Mas isso não me impede de tirar algumas notas desde logo:

- Sá Pinto; Tenha ou não razão, exerce o cargo de Director de Futebol e enquanto Director tem muito mais responsabilidades na hierarquia do que tinha enquanto jogador. Queira ou não, nunca poderia ter deixado a situação chegar a este ponto. Com as responsabilidades que tem não deveria ter entrado na discussão acalorada e muito menos a deveria ter continuado até chegar onde chegou. Ainda que pudesse ter alguma razão, pela posição que ocupa e com a gravidade inerente ao caso, não vejo outra solução que não a sua saída do cargo que exerce.

- Liedson; Tenha ou não razão, é apenas um jogador de futebol contratado para fazer aquilo por que lhe pagam: treinar e jogar tão bem quanto sabe. Não é nem pode ser aceitável que um jogador se envolva desta forma com um superior hierárquico. Por mais peso que tenha ou queira ter dentro do plantel, não se pode esquecer que é um jogador como os outros e que não tem o direito de levar a situação até este ponto. Também não vejo como possa escapar a, pelo menos, uma pesada multa imposta pelo Clube.

- Acho inconcebível que estas coisas se saibam na comunicação social pouco depois de terem ocorrido. Se a discussão começou ainda no campo compreendo que não tenha passado despercebida. Mas se tudo se agravou dentro do balneário é grave que passado tão pouco tempo esteja cá fora a informação para entregar aos jornalistas dos três diários desportivos.

- José Eduardo Bettencourt; Tem um caso bicudo para resolver e espero que saiba liderar a situação. Espero que seja instaurado um inquérito interno com vista a apurar toda a verdade acerca do que se passou, quais os culpados e quais aqueles que, não sendo culpados, permitiram que a situação se agravasse desta forma. Espero ainda que tudo faça para descobrir como é que esta informação passou tão rapidamente cá para fora e, caso descubra que foi alguém de dentro que a passou, que tome medidas severas contra essa pessoa.

- Team Manager; Chegou ao actual cargo sem ninguém perceber muito bem porquê. Da minha parte nunca o vi fazer nada de bom pelo Sporting. Para além do elevado salário que aufere actualmente para ocupar aquele posto, o que faz? Não era agora uma excelente altura para tomar pulso da situação e ter desde logo impedido que a notícia saísse tão rapidamente cá para fora? Não sei ao certo o que faz este Team Manager. Mas também já esperava que não mostrasse grande utilidade quando fosse realmente preciso mostra-la.

- Carlos Carvalhal; Aprende que isto também é o Sporting. Certamente que ficou ontem a conhecer mais um pouco do que é este Clube, um Clube onde há muitos anos não se sabe ganhar. Os tiros no pé são frequentes quando a equipa vai ganhando, há um historial que o confirma. O balneário do futebol do Sporting não é mais do que o reflexo dos corredores da SAD e do Clube: um espaço onde os egos individuais e a mesquinhez se tentam sobrepor a todo o custo àquilo que verdadeiramente importa, o Sporting Clube de Portugal. Carvalhal ontem presenciou de perto um desses episódios, que fique prevenido porque com a mentalidade vigente em Alvalade, nada garante que tenha sido o último.


Saudações Leoninas

Sem comentários:

Enviar um comentário