sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Reacção à demissão de Paulo Bento

Hoje é um dia triste para o Sporting Clube de Portugal. Triste porque para um treinador se demitir nestas condições é porque as coisas não andam bem, tal como já muitos viam há uns tempos e outros se recusavam a ver.

Falando de Paulo Bento, pois é o tema de assunto: agradeço ao Homem Paulo Bento a defesa que fez do Sporting durante os 9 anos que trabalhou de verde e branco. Agradeço também ao Treinador Paulo Bento pelo trabalho que considero positivo e que foi elaborado nas épocas 2005/06 e 2006/07. A partir daí, o seu trabalho como treinador estagnou ou regrediu, algo se deteriorou e estou de acordo com ele quando diz que esteve 4 meses a mais. Porque se fazer a época 2007/08 ainda se compreendia perfeitamente e se fazer a época 2008/09 ainda era justificável depois de ganhar a Taça da época anterior com um plantel fraco, nunca deveria ter passado do final da época passada.Foi assumido publicamente no início da época 2008/09 que era a época do tudo ou nada. E o resultado foi conhecido, nada. Pelo menos sucessivas humilhações e machadadas no prestígio foram dadas nas competições europeias. Reafirmo, para mim, Paulo Bento nunca em situação alguma deveria ter passado do final da época passada, quando existiam todas as condições para mudar de ciclo.

A sua saída por si só não resolve o problema a fundo. Acredito que haja um qualquer estigma psicológico no plantel e alguma ansiedade que pode acabar com a saída do treinador, é possível que tal aconteça. Mas o verdadeiro problema não será resolvido definitivamente apenas com a mudança do treinador. Têm que mudar os responsáveis pelo futebol (e isso, numa situação teórica, não que dizer que o Presidente tenha que sair), tem que mudar a mentalidade e tem que ser contratada uma nova equipa técnica para um trabalho que vá para além do final desta época.

Acabo voltando a agradecer ao Homem Paulo Bento pelos 9 anos ao serviço do Sporting mas não esquecendo que há mais de dois anos que não conseguia exercer de forma satisfatória a profissão para a qual era pago.


Saudações Leoninas de Leão ao Peito


PS: A inqualificável prestação de JEB na conferência de imprensa só pode ser entendida à luz de um homem muito perturbado pela sucessão de acontecimentos e que não se preparou para enfrentar jornalistas acerca do tema. Foi de baixo nível, principalmente com a piada do "Sexo masculino, caucasiano..." que foi tão infeliz que o próprio se apercebeu e pediu imediatamente desculpa...

Sem comentários:

Enviar um comentário