sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Costinha, o novo Director Geral



Francisco Costa (Costinha) é o novo Director Geral do futebol do Sporting. À primeira vista, e sendo uma incógnita, agrada-me a sua escolha.

Costinha agrada-me para o cargo de Director do Futebol por vários motivos: é público o seu Sportinguismo, é reconhecida a sua capacidade de liderança e é um indivíduo que conhece o futebol português, espanhol, francês, italiano e russo. Tem um passado de vencedor enquanto jogador e é uma pessoa respeitada no futebol, que é ponderada e racional, pelo que pode liderar um balneário de um Clube desta grandeza.

Lembro-me de uma entrevista em que Costinha disse que quando saiu de França tinha proposta do Sporting mas que aceitou o que o Porto lhe oferecia pois era a sua prioridade. As razões para tal prendiam-se com o facto de, em sua opinião, o Sporting não ter uma organização vencedora que lhe permitisse lutar por títulos de forma continuada, ao contrário do Porto. E, segundo ele, como pretendia ganhar sempre, escolheu ir para a equipa que melhores possibilidades lhe dava para que isso acontecesse. É legítimo que alguns vejam isto como uma espécie de "falso Sportinguismo" mas também é legítimo que outros, como eu, o interpretem como uma escolha feita com racionalidade e com um objectivo em mente: ganhar mais. E a racionalidade é importante para ser Director Geral do Sporting (o seu antecessor que o diga...).

Quanto à sua mentalidade, é aquela que eu gostaria de ver no plantel do Sporting: mentalidade competitiva, reconhecimento da importância de um colectivo e de um balneário forte, coeso e blindado. A questão será perceber se Costinha o consegue implementar num balneário tão fraco a nível de mentalidade competitiva de alta competição ou se acaba por ser engolido pela envolvente... É aqui que reside actualmente a actual incógnita (que existiria para quase todos os nomes possíveis e não apenas para Costinha...)

Finalmente, e eu não o consigo dissociar, Costinha trabalhou com André Villas Boas no Porto. Não sei se esta sua chegada poderá indicar mais alguma coisa. Em todo o caso, mesmo esta minha vertente especulatória me agrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário