quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tributo a Vítor Damas


Há 62 anos atrás, em Lisboa, no dia 8 de Outubro de 1947, nascia Vítor Manuel Afonso Damas de Oliveira, imortalizado na História do Sporting Clube de Portugal como Vítor Damas.

Guarda-redes de eleição no seu tempo e um dos melhores de sempre em Portugal, foi formado em Alvalade, onde esteve 5 épocas nos escalões de formação conquistando um Campeonato Nacional de Juniores. No escalão sénior, fez 444 jogos oficiais ao serviço do Sporting distribuídos por 15 épocas em que envergou a Camisola Leonina, ao serviço da qual conquistou 2 Campeonatos Nacionais e 3 Taças de Portugal. Na sua longa carreira representou também as equipas do Racing Santander (Espanha), Vitória de Guimarães e Portimonense, somando ainda 29 internacionalizações na baliza de Portugal.

Já como técnico, serviu o Sporting ao longo de várias épocas como Treinador Adjunto, Treinador de Guarda-Redes e Treinador da Equipa B do Clube.

Um ídolo, uma lenda do Sporting, Damas faleceu a 13 de Setembro de 2003 vítima de cancro. Em Alvalade, no primeiro jogo após o seu triste desaparecimento, aconteceu um dos mais marcantes, emocionantes e arrepiantes momentos da História do novo Estádio. Um minuto de silêncio em homenagem a Damas foi transformado pelos milhares de Sportinguistas presentes em vários minutos de aplauso, num último adeus cheio de admiração e reconhecimento pelo contributo de Vítor Damas para aquilo que é hoje o SCP. Já em Julho de 2009, foi a vez da Direcção do Sporting eternizar Vítor Damas, baptizando com o seu nome a Baliza Sul do Estádio José Alvalade.

É “De Leão ao Peito” que se presta esta pequena e singela homenagem a Vítor Damas, 62 anos após o seu nascimento, como forma de agradecimento pelo que nos deu e com o objectivo de continuar a mantê-lo presente nas memórias dos Sportinguistas.

Aproveito ainda para deixar as minhas condolências aos familiares do nosso Damas. Sim, nosso, porque Vítor Damas foi, é e sempre será um dos nossos!


Saudações Leoninas


Os dados históricos utilizados para este texto foram retirados da excelente Wiki do Fórum SCP.

4 comentários:

  1. Muito obrigada em meu nome e em nome de toda a minha familia. Todos estes gestos enchem-nos o coração de alegria! Um bem haja e obrigada!

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  2. Um Senhor, um Mito, uma Lenda!
    A saudade é muita... Foi alguém que de forma sincera e desinteressada amou e trabalhou em prol do Leão que levamos no peito.

    Os meus parabéns pelo blog e pela sua feliz designação! Tudo de bom.

    Ricardo Fontoura
    (Coração de Leão do Fórum SCP)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a ambos pela participação. Pequenos gestos nunca serão demais para relembrar alguém que era e continua a ser tão Grande.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Amigo desde já os meus parabens pelo blog e já agora te informo que te adicionei na lista de blogues do Sporting.
    http://sportingatmorrer.blogspot.com/

    Quanto ao post acho-o muito bom parabéns

    ResponderEliminar